sexta-feira, 22 de maio de 2009

Introdução ao Caos


Acendo mais um cigarro. Paro o meu olhar na nuvem de fumo que se forma. Nunca é igual. O fumo propaga-se sempre de forma aleatória e diferente. Nunca se repete. Mas os cigarros são todos feitos da mesma forma, na mesma máquina, com o mesmo tabaco…a mesma causa com consequências diversas e únicas. Uma vez disseram-me que o fumo do cigarro representa a teoria do caos. Nessa altura não percebi essa conclusão. E continuo sem saber nada da teoria do caos. Quanto a viver no meio do caos a coisa muda de figura. Se tivesse de comparar o meu estilo de vida com algo, só poderia escolher esta nuvem de fumo que não sabe para onde vai. Que não sabe como se propaga mas que tem a certeza que o tem de fazer. Ao sabor do vento. Para onde nos levará ele? Será que podemos escolher para que direcção o vento sopra na nossa vida? Poderemos decidir para que lado queremos que a nossa nuvem vá? Ou sequer teremos a possibilidade de simplesmente parar o vento e estacionar a nossa nuvem numa confortável garagem? Gostaria de acreditar que sim. Em certa medida, podemos traçar planos. Não é isso que quase todos nós fazemos? Mas quantas vezes se realizam como o planeado? A vida é tão imprevisível como o próximo cigarro que acender. Então, assim como o fumo do cigarro que se esvanece na primeira janela ou porta que abre, levo a minha nuvem ao sabor do vento, mas sempre atento ao que o acaso me trás, às portas que se abrem e às que se fecham. Se não posso soprar pelo vento, ao menos posso conhecer a diversidade que ele me dá. Ao Criador, se é que ele existe, quero agradecer o caos em que tornou a nossa existência. Agradecer o imprevisível. Agradecer por todas as pessoas que ainda vou conhecer por acaso. Agradecer as manhãs em que adormeço e me atraso. Agradecer a minha má disposição num dia de sol. Porque de contrário eu não passaria de um comboio que faz sempre o mesmo trajecto e que pára sempre nas mesmas estações. Tenho para mim que se assim fosse, ao final da primeira ronda certinha e dentro dos carris como está pré definido, me cansaria de aqui estar…

Sem comentários:

Enviar um comentário